Quantcast
Channel: Itália – Wazari
Viewing all articles
Browse latest Browse all 20

San Marino: a república mais antiga do mundo

$
0
0

Apesar de muitos não conhecerem, San Marino é um pequeno país, de apenas 61 km quadrados, dentro da Itália e que passa desapercebido de grande parte dos turistas que visitam esse último. Ele fica encravado em uma região montanhosa no nordeste da Itália e bem próximo das cidades litorâneas, como Rimini e outras. Apesar de seu tamanho diminuto, a visita a esse pequenino país é uma experiência muito bacana e singular e que recomendo a todos que visitam essa região da Itália. Um dos motivos é que San Marino é considerada a república mais antiga do mundo, tendo sido fundada no ano de 301 e se mantido independente até hoje devido a grande diplomacia e habilidade de seus governantes perante os grandes acontecimentos da história nesse período. Sua posição geográfica também a ajudou a se manter independente e hoje é considerada uma das maiores rendas per capita da Europa.

San_Marino

A principal atração do país é sem dúvida e pequena cidade murada de San Marino e suas belas ruas e construções. Você pode chegar lá de duas formas. A primeira é pegando um trem até Rimini, de cuja estação de trem partem ônibus regulares em direção a San Marino em intervalos de 1h15, o mesmo valendo para a volta. Achamos essa opção um pouco demorada, já que nos encontrávamos em Bolonha, e optamos por alugar um carro, o que foi bem mais prático e cômodo. Como estávamos em 4 pessoas, o carro acabou saindo até mais barato e ainda nos permitiu dar uma volta por Rimini na volta. Para saber mais detalhes sobre como chegar a San Marino e os preços e horários dos ônibus, veja no site oficial de San Marino.

Para quem chega de carro existem várias vagas ao longo dos muros que cercam a cidade, mas você tem que comprar um ticket de estacionamento nas máquinas automáticas próximas e o valor varia de acordo com o tempo desejado. Recomendo selecionar um tempo maior do que o estimado, mesmo que você tenha que pagar um pouco a mais, pois a cidade é toda cheia de ladeiras e posso te garantir que você não vai querer encarar de novo a descida e subida só para ter que comprar um novo ticket para estender o tempo. Uma vez estacionado, você já se depara com o bonito arco de entrada da cidade pelos muros e também com um visual fantástico ao redor, já que a cidade fica bem no topo da montanha.

San Marino

San Marino

Uma vez dentro dos muros chega a hora de encarar as subidas pelas pequenas ruelas da cidade, mas elas são tão bonitas e cheias de comércio interessante que você nem sente o esforço. Também existem várias praças bacanas e floridas. A cidade é realmente muito bonita!

San Marino

San Marino

San Marino

San Marino

San Marino

Aproveite também para apreciar os belos visuais ao redor de outros ângulos e também observar o bondinho que permite você chegar a cidade de outra região mais abaixo.

San Marino

A principal atração e cartão postal da cidade é a Piazza della Libertà, praça central onde se localiza o Palazzo Pubblico, que é a sede do governo do país. Assim como em outros países europeus, aqui também existe uma guarda especial para proteger o palácio, cujo nome oficial é Guardia di Rocca. Eles chamam a atenção com seus uniformes verdes e também é possível acompanhar o processo da troca de guardas. A praça toda é muito bonita e a arquitetura do palácio é fantástica, rendendo várias fotos interessantes.

San_Marino_Piazza_della_Liberta

San_Marino_Piazza_della_Liberta

San_Marino_Palazzo_Publico

San_Marino_Palazzo_Publico

Caminhando um pouco mais acima você chega à bela Basílica de San Marino, local das principais celebrações dessa pequena república.

San Marino Basilica

San Marino Basilica

Para encerrar o passeio é possível visitar as torres e castelos que cercam a cidade para observar mais belos visuais ao redor, mas nós acabamos optando por não visitar devido ao esforço de se chegar até lá.

Para comer optamos por almoçar em no Ristorante Diamond (Via Contrada del Collegio, 50), já que não tínhamos nenhuma indicação e o ambiente nos pareceu interessante. O atendimento foi simpático e a comida estava boa, mas nada de memorável, portanto não vá com muita expectativa.

San_Marino_Ristorante_Diamond_1

San_Marino_Ristorante_Diamond_2

San_Marino_Ristorante_Diamond_3

San_Marino_Ristorante_Diamond_4



Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

Leia também:

Verona: a cidade de Romeu e Julieta
Verona: onde comer
Veneza: como é se hospedar em Mestre
Veneza: uma volta pela cidade
Ravena: a cidade dos mosaicos
Todos os posts da Itália


Viewing all articles
Browse latest Browse all 20

Latest Images

Trending Articles





Latest Images